A pílula anticoncepcional é um dos métodos contraceptivos mais utilizados no mundo. Muitas mulheres utilizam a pílula durante muitos anos consecutivos, e ficam preocupadas se isso pode causar algum problema de fertilidade no futuro.
Está comprovado que em mulheres saudáveis que tomaram pílula por muito tempo, bastam alguns meses sem o uso do anticoncepcional para que o corpo volte a ovular normalmente, possibilitando a gravidez.
Entretanto, algumas mulheres podem ter doenças que causam infertilidade (como endometriose, menopausa precoce, entre outras) e os hormônios da pílula agirem amenizando os sintomas. Assim, ao parar de tomar a pílula e tentar engravidar, os sintomas são percebidos e a infertilidade é descoberta. Nesses casos, a pílula pode ser erroneamente associada à infertilidade. Vale lembrar, portanto, a necessidade de se realizar acompanhamento ginecológico durante toda a vida da mulher.
Dessa forma, a afirmação de que usar anticoncepcional por muito tempo pode causar infertilidade é um MITO.
Existem situações em que a saída de líquido pelas mamas pode ser considerada fisiológica - isto é normal Entretanto deve-se tomar cuidado para algumas situações específicas que podem indicar anormalidades
Saiba maisO sexo na gestação é muitas vezes motivo de receio entre os pais. Entenda um pouco mais sobre esse assunto!
Saiba maisUm ideia muito divulgada é de que mulheres que amamentam que tomam cerveja preta produzem mais leite. Será que esta afirmação é verdade?
Saiba mais