Dr. Igor Padovesi - Especialista em Obstretrícia e Ginecologia
YouTube Instagram Dr. Igor Padovesi
Quando é possível saber o sexo do bebê?

Quando é possível saber o sexo do bebê?

 

Após a descoberta da gravidez, essa se torna uma dúvida inquietante para a maioria dos casais. Mas, hoje em dia, é possível descobrir o sexo do bebê desde o começo da gestação, logo nas primeiras semanas de gravidez (em torno de 8 a 9 semanas).

 

Por meio do exame de sexagem fetal, que é feito com o sangue da mãe, é possível saber o sexo com margem de erro baixíssima. Esse exame não requer pedido médico, entretanto, os planos de saúde não cobrem.

 

No primeiro ultrassom morfológico (em torno de 11 a 13 semanas de gestação), é possível saber o sexo com grande probabilidade de acerto, entre 70% e 80% de chance. A confiabilidade do exame dependerá do local onde ele é realizado, da qualidade do aparelho de ultrassom e da experiência do ultrassonografista.

 

Entre 15 a 16 semanas de gestação, o exame de ultrassom já aponta com uma margem de segurança muito maior qual o sexo do bebê. Porém, se o casal ainda não souber o sexo nesse exame, no segundo morfológico (feito com 20 a 22 semanas de gestação), já é possível saber o sexo com muita segurança pelo ultrassom.

 

Contudo, sempre alertamos aos casais: saber o sexo muito precocemente (no primeiro trimestre) pode coincidir com o período de risco de aborto. Especialmente nos 3 primeiros meses, a gestante tem um risco considerável de perda (aborto) espontânea e, a partir do momento que ela sabe o sexo, geralmente a gestação toma uma forma, vem o nome do bebê e o impacto de uma eventual perda pode ser muito maior.

 

 

Visite o canal do Youtube para assitir a este vídeo:

 

Buscar Artigo


Dr Igor Padovesi é formado e pós-graduado pela USP e atua nos melhores hospitais de SP. Sua equipe é especializada no atendimento e cirurgias de mulheres que moram fora de SP e no exterior.


Acompanhe-o nas redes:



MAIS ARTIGOS EM Gestação, Parto e Pós-Parto

+ Gestação, Parto e Pós-Parto
Acupuntura para tentar engravidar.

Acupuntura para tentar engravidar.

Entre os métodos utilizados para aumentar as chances de engravidar os casos de fertilização in vitro (FIV), a acupuntura apareceu recentemente em estudos e com resultados promissores. Saiba um pouco mais sobre o assunto!

Saiba mais
Diabetes Gestacional: entendendo a doença

Diabetes Gestacional: entendendo a doença

O que é o Diabetes Gestacional? Quais são suas causas? O que é aconselhado fazer no caso de desenvolver a doença? Saiba um pouco mais sobre esse distúrbio.

Saiba mais
A volta ao trabalho: separação entre a mãe e o bebê

A volta ao trabalho: separação entre a mãe e o bebê

Voltar à rotina após final da licença-maternidade não é uma tarefa nada fácil!

Saiba mais
Subir