Dr. Igor Padovesi - Especialista em Obstretrícia e Ginecologia
YouTube Instagram Dr. Igor Padovesi
Menstruação irregular: Possíveis causas e tratamentos

Menstruação irregular: Possíveis causas e tratamentos

O ciclo menstrual regular é aquele que vem todos os meses, com um intervalo definido (em torno de 26 a 30 dias em média), e isso indica que a mulher está saudável. Quando não ocorre, é um sinal de anovulação crônica, ou seja, falta de ovulações regulares. 

 

Isso pode ocorrer por diversas causas: condições relacionadas ao próprio útero (como miomas, pólipos, adenomiose, infecções, etc), distúrbios e alterações hormonais, não só ginecológicas, mas alterações como da tireóide, da glândula hipófise, uso de medicamentos, excesso de atividade física e até stress. É grande a lista de tudo que pode comprometer o ciclo menstrual.

 

Existem situações normais (fisiológicas) como, por exemplo, nos primeiros dois anos após a menarca (primeira menstruação), em que é esperado que a menstruação não seja tão regular. Isso porque existe um período chamado de amadurecimento do eixo hormonal. E o mesmo acontece no outro extremo, que é no final da vida reprodutiva da mulher: próximo à menopausa, a menstruação tende a ficar inconstante, mais espaçada. Entretanto, em mulheres fora desses extremos da idade reprodutiva, quando a menstruação passa a acontecer de forma irregular, é sempre indicada uma avaliação ginecológica.

 

Existem exames que são realizados para que se possa identificar se a mulher tem algum distúrbio hormonal, endocrinológico ou uma condição do próprio útero. Muitas vezes, são realizados todos os exames e não é identificado nenhum problema específico. Apesar de ser um diagnóstico de exclusão, o estresse excessivo e atividade física muito intensa podem impactar na menstruação. Ou seja, todas as outras condições médicas devem ser descartadas primeiro para poder atribuir a falta de menstruação a esses fatores.

 

 

Visite o canal do Youtube para assitir a este vídeo:

 

Compartilhe:

Buscar Artigo


Dr Igor Padovesi é formado e pós-graduado pela USP e atua nos melhores hospitais de SP. Sua equipe é especializada no atendimento e cirurgias de mulheres que moram fora de SP e no exterior.


Acompanhe-o nas redes:



MAIS ARTIGOS EM Gestação, Parto e Pós-Parto

+ Gestação, Parto e Pós-Parto
Qual o melhor tipo de calcinha?

Qual o melhor tipo de calcinha?

Qual o melhor tipo de calcinha para minimizar a ocorrência de corrimentos e doenças?

Saiba mais
Infecção urinária de repetição: como evitar?

Infecção urinária de repetição: como evitar?

A maioria das mulheres em algum momento da vida vai ter uma infecção urinária, No entanto, algumas pacientes vão conviver rotineiramente com os desagradáveis sintomas, a chamada infecção urinária de repetição. Leia mais sobre o tema e descubra algumas dicas para prevenir o surgimento de uma próxima infecção!

Saiba mais
Ninfoplastia: o que é a cirurgia estética íntima?

Ninfoplastia: o que é a cirurgia estética íntima?

A ninfoplastia é a cirurgia íntima para correção do aumento dos pequenos lábios da vulva que pode trazer desconforto, constrangimento ou dor. Leia mais sobre!

Saiba mais
Subir