É possível engravidar mesmo tomando anticoncepcional?
A pílula anticoncepcional age por ação de hormônios impedindo que ocorra a ovulação, e, por isso, protege contra a gravidez. Como todo anticoncepcional, ele não apresenta 100% de eficácia, principalmente se não for usado de forma adequada.
No caso específico da pílula, ela possui um índice de eficácia teórica de cerca de 99%, mas este número pode ser reduzido significativamente caso ocorram falhas na administração, como esquecer de tomar a pílula ou toma-la em horários muito irregulares.
Para que a eficácia da pílula seja máxima, é necessário que ela seja tomada todos os dias, aproximadamente no mesmo horário. Além disso, para que se atinja uma proteção máxima contra a gravidez é indicado o uso de camisinha, que age não apenas evitando a fertilização, mas também prevenindo contra doenças sexualmente transmissíveis.
É importante ressaltar a necessidade de consultar o seu ginecologista antes de iniciar qualquer método contraceptivo!
Compartilhe:
O uso de lenços umedecidos todos os dias pode ser prejudicial à saúde?
Saiba maisExistem situações em que a saída de líquido pelas mamas pode ser considerada fisiológica - isto é normal Entretanto deve-se tomar cuidado para algumas situações específicas que podem indicar anormalidades
Saiba maisMuitas mulheres já ouviam falar que o uso contínuo de anticoncepcional por muitos anos pode ser uma causa de infertilidade. Leia este texto para entender se esta afirmação é um mito ou não!
Saiba mais