Dr. Igor Padovesi - Especialista em Obstretrícia e Ginecologia
(11) 4305 6070
Facebook Google+ YouTube LinkedIn Dr. Igor Padovesi Instagram Dr. Igor Padovesi
Infecções Urinárias

Infecções Urinárias

As infecções urinárias são muito comuns em mulheres, e um problema frequente no consultório do ginecologista. A maioria das mulheres terá pelo menos uma infecção urinária durante a vida, enquanto algumas apresentam o problema de forma recorrente.

Há vários fatores que predispõe as mulheres às infecções de urina. A anatomia feminina é o principal deles, pois a uretra curta da mulher favorece a contaminação da bexiga por bactérias da região vaginal e anal. Por isso as infecções de urina na mulher têm uma associação com as relações sexuais. A gravidez e a pós-menopausa são também condições que aumentam o risco de uma infecção urinária ocorrer.

O tratamento da infecção de urina de modo geral é simples e de curta duração, com ótima eficácia. No entanto, é importante identificar as situações de maior risco como as infecções urinárias recorrentes, a infecção de urina na gravidez e a infecção de urina complicada, que acomete os rins (pielonefrite), que exigem avaliação adequada e tratamento mais específico.

As infecções urinárias recorrentes (ou infecções urinárias de repetição) podem se tornar um verdadeiro transtorno na vida de algumas mulheres. Não se conhece exatamente a causa, mas há indícios de que existam alguns fatores genéticos e imunológicos que diminuem as defesas do sistema urinário e predispõe à infecção.

De modo geral, a abordagem dessa condição também não é muito complexa. É necessária uma investigação mais detalhada das vias urinárias, orientação de alguns hábitos (como beber muito líquido, urinar com frequência e após as relações sexuais etc.) e prescrição de um tratamento profilático, que é resolutivo para a maioria das mulheres com o problema. Nesses casos, o mais importante é uma boa avaliação ginecológica, para fazer o diagnóstico correto e prescrição de um tratamento eficiente.

ESPECIALIDADES

+ Especialidades Médicas

Candidíase

Corrimento mais comum

Apesar de ser muito comum, algumas mulheres podem ter quadros de difícil resolução. E nem tudo que parece candidíase, realmente é.

Saiba mais

Corrimentos

Será que é normal?

O "corrimento" pode ser desde a secreção vaginal natural até quadros de infecções. Só uma boa avaliação pode fazer o diagnóstico preciso.

Saiba mais

HPV

Verrugas e câncer de colo

O HPV pode estar presente e não causar nenhum problema, mas também pode originar verrugas genitais e causar o câncer de colo uterino.

Saiba mais

DEPOIMENTOS

+ Depoimentos
estrela estrela estrela estrela estrela

Gostaria de registrar a minha satisfação pelo ótimo atendimento prestado pelo Dr Igor na resolução de meu problema. [continuar lendo]

Gostaria de registrar a minha satisfação pelo ótimo atendimento prestado pelo Dr Igor Padovesi na resolução de meu problema. É um profissional que tem paciência de ouvir as queixas do cliente, solicitou exames que foram decisivos para o meu diagnóstico, além de ser um médico muito competente no que faz. O atendimento humanizado também me deixou muito satisfeita. E responde as dúvidas do cliente em tempo hábil. Super recomendo.

Lidiane Ferreira

estrela estrela estrela estrela estrela

Me considero uma paciente que apresenta muitos questionamentos em virtude dos demais problemas de saúde [continuar lendo]

Agradeço a toda a equipe pela atenção dispensada desde o pré até o pós operatório. Me considero uma paciente que apresenta muitos questionamentos em virtude dos demais problemas de saúde, mas todos eles foram esclarecidos a tempo. Obrigada a todos.

estrela estrela estrela estrela estrela

Adorei tudo. O consultório lindo, adequado, bom gosto, muito fino mesmo, chega a surpreender de tal forma [continuar lendo]

Adorei tudo. O consultório lindo, adequado, bom gosto, muito fino mesmo, chega a surpreender de tal forma o requinte de detalhes, que é impossível não comentar. Dr. Igor, muito gentil, claro, me passou segurança e confiança. Adorei !!! Parabéns !!! abraços

Sonia Moura

Subir