Dr. Igor Padovesi - Especialista em Obstretrícia e Ginecologia
YouTube Instagram Dr. Igor Padovesi
Corrimentos

Corrimentos

As vulvovaginites, chamadas popularmente de "corrimentos" vaginais, são queixas muito frequentes no consultório do ginecologista.

Toda mulher apresenta conteúdo vaginal, pois a vagina é revestida por uma mucosa úmida (assim como a boca e os olhos). Existe uma variação das características da secreção vaginal durante o ciclo menstrual, e algumas situações, como a gravidez, levam a um aumento natural da produção das glândulas locais.

A diferença entre o conteúdo vaginal fisiológico e os "corrimentos" está na alteração da cor, do odor, da quantidade e a presença de sintomas irritativos como ardência ou coceira, dor na relação sexual e ardência ao urinar.

Na maioria das vezes os "corrimentos" são facilmente diagnosticados e tratados, apenas com o exame ginecológico e medicações simples. A candidíase e a vaginose bacteriana são, de longe, as mais frequentemente encontradas.

No entanto, algumas mulheres apresentam corrimentos de forma recorrente, o que chamamos de vulvovaginites de repetição. Esses casos são muitas vezes subdiagnosticados e tratados erroneamente - um exemplo clássico é a vaginite citolítica, equivocadamente tratada como candidíase de repetição (e por isso nunca melhora!).

Para esses casos, é fundamental uma avaliação detalhada do quadro clínico, exame ginecológico minucioso e a coleta de determinados exames do conteúdo vaginal, para fazer o diagnóstico correto e instituir um tratamento definitivo.



Dr Igor Padovesi é formado e pós-graduado pela USP e atua nos melhores hospitais de SP. Sua equipe é especializada no atendimento e cirurgias de mulheres que moram fora de SP e no exterior.


Acompanhe-o nas redes:



ESPECIALIDADES

+ Especialidades Médicas

Infecções Urinárias

Problema comum da mulher

As infecções de urina costumam ser de fácil resolução. Mas as infecções recorrentes exigem avaliação e tratamento especializado.

Saiba mais

Candidíase

Corrimento mais comum

Apesar de ser muito comum, algumas mulheres podem ter quadros de difícil resolução. E nem tudo que parece candidíase, realmente é.

Saiba mais

HPV

Verrugas e câncer de colo

O HPV pode estar presente e não causar nenhum problema, mas também pode originar verrugas genitais e causar o câncer de colo uterino.

Saiba mais
Subir