Algumas mulheres, fora da gravidez ou amamentação, podem observar a saída de um líquido de seus mamilos. Este líquido pode tanto ser uma secreção fisiológica quanto uma condição anormal.
A saída de líquido branco dos seios pode ser considerada uma situação normal quando a mulher está no início da gestação - às vezes sem nem saber que está grávida - ou então, após o período de amamentação. Isso se deve devido à regulação hormonal oscilante nestes períodos.
O líquido percebido pode também ser uma secreção normal dos ductos mamários. Este líquido está normalmente presente nos seios das mulheres, e pode ser confundido como leite por algumas mulheres. Geralmente, é uma secreção amarelada ou marrom.
Alguns medicamentos, como antidepressivos e ansiolíticos, podem interferir no funcionamento da hipófise estimulando a produção de prolactina e, consequentemente, produção de leite.
Entretanto, ao perceber a saída de líquido branco em suas mamas sem estar gestante ou amamentando, o mais indicado é consultar o ginecologista, pois isso pode indicar também alguma doença hormonal ou até mesmo (mais raramente) um câncer de mama!
Saiba mais sobre a cirurgia íntima
Um ideia muito divulgada é de que mulheres que amamentam que tomam cerveja preta produzem mais leite. Será que esta afirmação é verdade?
Saiba maisO sexo na gestação é muitas vezes motivo de receio entre os pais. Entenda um pouco mais sobre esse assunto!
Saiba maisO uso de lenços umedecidos todos os dias pode ser prejudicial à saúde?
Saiba mais