Dr. Igor Padovesi - Especialista em Obstretrícia e Ginecologia
YouTube Instagram Dr. Igor Padovesi
Cistos de Ovário

Cistos do Ovário

O achado de um ou mais cistos nos ovários, geralmente em ultrassonografias de rotina, é uma causa muito comum de ansiedade e preocupação desnecessárias. Na maioria das vezes trata-se de situações benignas, fisiológicas e que se resolvem espontaneamente.

Existem porém os cistos ovarianos anormais, doenças dos ovários que requerem tratamento específico, geralmente por cirurgia. Na maioria das vezes são benignos, mas apesar de raros, os tumores malignos dos ovários podem aparecer inclusive em adolescentes ou mulheres jovens.

É importante esclarecer que toda mulher tem, naturalmente, "cistos" nos ovários, que variam durante o ciclo menstrual. Na mulher que menstrua normalmente (não usa contraceptivo), todo mês aparecem nos ovários múltiplos pequenos cistos (folículos), um dos quais irá crescer e se tornar o folículo dominante, e após a ovulação se transformará em um cisto de corpo lúteo. Todos esses cistos podem aparecer na ultrassonografia e têm características típicas.

Existem, no entanto, cistos de ovário com características chamadas "complexas", que podem representar um verdadeiro tumor do ovário (benigno ou maligno). Existem várias características radiológicas (à ultrassonografia com doppler) que aumentam ou diminuem a chance de se tratar de um cisto anormal. A ressonância magnética pode ser utilizada para ajudar a esclarecer detalhes desses cistos.

Quando os exames sugerem que o cisto é anormal, o tratamento é, via de regra, por cirurgia. Os cistos ovarianos mais comuns são os de endometriose (endometrioma), cisto dermóide (ou teratoma) e cistoadenoma, todos benignos. A cirurgia deve ser realizada preferencialmente de forma minimamente invasiva (veja mais em "Cirurgia Ginecológica").

Dr Igor Padovesi é formado e pós-graduado pela USP e atua nos melhores hospitais de SP. Sua equipe é especializada no atendimento e cirurgias de mulheres que moram fora de SP e no exterior.


Acompanhe-o nas redes:



ESPECIALIDADES

+ Especialidades Médicas
Cirurgia ginecológica minimamente invasiva

Cirurgia

Minimamente invasiva

A maior parte das cirurgias ginecológicas já pode ser realizada de forma minimamente invasiva, com menor dor e recuperação rápida

Saiba mais

Miomas

Precisa tratar?

Os miomas são os tumores do útero mais comuns, são benignos e nem sempre precisam de tratamento.

Saiba mais

Menstruação Irregular

Sinal de desarmonia hormonal

As menstruações regulares, com intervalos fixos, são um importante sinal de que os hormônios femininos estão atuando corretamente.

Saiba mais
Subir