A insuficiência ovariana prematura, popularmente conhecida como menopausa precoce, é a parada da função dos ovários e da sua produção hormonal antes dos 40 anos de idade. Quando isso acontece, a mulher não apresenta mais fluxo menstrual pois os ovários não estão mais produzindo os hormônios responsáveis pela ovulação e menstruação.
Em um primeiro momento isso pode parecer agradável às pacientes, principalmente para aquelas que não gostam ou não desejam mais menstruar. Mas essa condição, que não é tão rara, pode ser perigosa...
Isso acontece porque quando os ovários param de produzir os hormônios, a mulher vai sentir todos os sintomas da menopausa: calorões pelo corpo, indisposição, problemas com o sono, fraqueza, dor nas articulações, vagina seca e queda da libido. Esses sintomas podem ser bem desagradáveis e impactar significativamente a qualidade de vida da mulher.
Nesses casos, é fundamental uma avaliação com um médico ginecologista especialista em menopausa para avaliar a necessidade de reposição hormonal e tratamento desses sintomas. Além disso, antecipar a menopausa em cerca de 10, 15 anos pode trazer prejuízos importantes na vida da mulher, principalmente na saúde óssea e cardiovascular.
Os hormônios produzidos no ovários são fundamentais para a formação óssea. Quando antecipa-se a menopausa, essa falta de hormônios pode aumentar o risco de fraturas e osteoporose. E esses mesmos hormônios também são importantes para proteção dos vasos sanguíneos pois evitam a arterosclerose, doença que causa acúmulo de placas de gordura nas veias e artérias e predispõe ao infarto e AVC.
A grande maiora dos casos não tem um causa bem definida e acredita-se que tenha um componente genético associado. Outras causas possíveis são doenças auto-imune que atacam os ovários, infecções bacterianas da região pélvica, quimioterapia e radioterapia para tratamento de câncer e remoção cirúrgica dos ovários.
Caso você tenha menos de 40 anos e não esteja menstruando regularmente e ainda sinta os sintomas da menopausa, procure um médico especialista em tratamento da menopausa e reposição hormonal. O diagnóstico procece e tratamento adequado pode melhorar em muito sua saúde atual e futura!
Por Dr. Igor Padovesi.
Você ja ouviu falar sobre mulheres que não menstruam? Entenda um pouco mais sobre esse hábito e suas possíveis consequências.
Saiba maisCada vez é mais a comum a mulher precisar adiar uma gestação por motivos pessoais e de trabalho. Porém, e se depois for tarde demais e não conseguir engravidar? Essa é uma dúvida que muitas mulheres passam! Saiba qual a melhor hora e quando indicar o congelamento de óvulos e possibilitar uma gestação no futuro.
Saiba maisA ninfoplastia é a cirurgia íntima para correção do aumento dos pequenos lábios da vulva que pode trazer desconforto, constrangimento ou dor. Leia mais sobre!
Saiba mais