
Se você já precisou fazer um teste de gravidez, com certeza já teve essa dúvida: dá para confiar em um teste de gravidez de farmácia?
É comum as mulheres fazerem dois ou mais testes (já ouvi relato de uma mulher que fez cinco testes para se convencer de que realmente estava grávida!), mas não precisa. De modo geral, você pode confiar nos testes de gravidez vendidos em farmácia, principalmente quando dão positivo.
Esse teste detecta na urina a presença de um hormônio (beta-HCG) que só é produzido durante a gestação - em doses bem baixas inicialmente e aumentando conforme a gestação avança. Se o teste deu positivo, é muito provável que esteja certo e que você esteja mesmo grávida. Não há necessidade de fazer mais de um teste, nesse caso.
Mas quando o resultado é negativo, pode ser que o teste seja de baixa qualidade ou que você esteja numa fase muito inicial da gravidez, quando ainda não é possível detectar esse hormônio. Nesse cenário, se a suspeita de gravidez é grande (por exemplo, se existe atraso menstrual e você está com sintomas), é necessário que o teste definitivo seja feito (o teste de gravidez de sangue, ou beta-HCG).
Existem várias marcas disponíveis na farmácia, sendo o mais conhecido o teste de gravidez da Clearblue, que inclusive mostra aproximadamente o tempo de gestação em semanas.
Visite o canal do Youtube para assistir a este vídeo:
A FDA (agência regulatória dos EUA) anunciou a remoção da “tarja preta” — o alerta máximo de risco — dos medicamentos usados na terapia hormonal da menopausa. A decisão reconhece que os riscos apontados há 20 anos pelo estudo WHI foram superestimados e generalizados, sem levar em conta fatores como idade, tipo de hormônio e via de administração.
Saiba mais
Entenda mais sobre uma doença silenciosa que é um dos principais fatores de risco para se desenvolver o câncer de mama: a obesidade
Saiba mais
A insuficiência ovariana prematura, ou também conhecida como menopausa precoce, é quando a menopausa acontece antes dos 40 anos de idade. Junto com todos os sintomas desagradáveis da menopausa, pode trazer prejuízos importantes na saúde da mulher!
Saiba mais