Dr. Igor Padovesi - Especialista em Obstretrícia e Ginecologia
YouTube Instagram Dr. Igor Padovesi
Testes de Gravidez de Farmácia: Dá Para Confiar?

Testes de Gravidez de Farmácia: Dá Para Confiar?

Se você já precisou fazer um teste de gravidez, com certeza já teve essa dúvida: dá para confiar em um teste de gravidez de farmácia?

 

É comum as mulheres fazerem dois ou mais testes (já ouvi relato de uma mulher que fez cinco testes para se convencer de que realmente estava grávida!), mas não precisa. De modo geral, você pode confiar nos testes de gravidez vendidos em farmácia, principalmente quando dão positivo.

 

Esse teste detecta na urina a presença de um hormônio (beta-HCG) que só é produzido durante a gestação - em doses bem baixas inicialmente e aumentando conforme a gestação avança. Se o teste deu positivo, é muito provável que esteja certo e que você esteja mesmo grávida. Não há necessidade de fazer mais de um teste, nesse caso.

 

Mas quando o resultado é negativo, pode ser que o teste seja de baixa qualidade ou que você esteja numa fase muito inicial da gravidez, quando ainda não é possível detectar esse hormônio. Nesse cenário, se a suspeita de gravidez é grande (por exemplo, se existe atraso menstrual e você está com sintomas), é necessário que o teste definitivo seja feito (o teste de gravidez de sangue, ou beta-HCG).

 

Existem várias marcas disponíveis na farmácia, sendo o mais conhecido o teste de gravidez da Clearblue, que inclusive mostra aproximadamente o tempo de gestação em semanas. 

 

 

Visite o canal do Youtube para assistir a este vídeo:

 

Compartilhe:

Buscar Artigo


Dr Igor Padovesi é formado e pós-graduado pela USP e atua nos melhores hospitais de SP. Sua equipe é especializada no atendimento e cirurgias de mulheres que moram fora de SP e no exterior.


Acompanhe-o nas redes:



MAIS ARTIGOS EM Gestação, Parto e Pós-Parto

+ Gestação, Parto e Pós-Parto
Não quero engravidar agora… Devo congelar meus óvulos?

Não quero engravidar agora… Devo congelar meus óvulos?

Cada vez é mais a comum a mulher precisar adiar uma gestação por motivos pessoais e de trabalho. Porém, e se depois for tarde demais e não conseguir engravidar? Essa é uma dúvida que muitas mulheres passam! Saiba qual a melhor hora e quando indicar o congelamento de óvulos e possibilitar uma gestação no futuro.

Saiba mais
Por que retirar as trompas pode salvar sua vida

Por que retirar as trompas pode salvar sua vida

Cirurgia simples pode ser realizada de forma oportuna, junto de alguma outra cirurgia, para reduzir as taxas de um tumor ginecológico agressivo e de difícil diagnóstico: o câncer de ovário.

Saiba mais
Nevoeiro cerebral: o sintoma menos conhecido da menopausa

Nevoeiro cerebral: o sintoma menos conhecido da menopausa

A menopausa é um período da vida da mulher que traz muitas sensações incômodas. Pesquisas já comprovaram que há um prejuízo natural da memória após a menopausa. A terapia hormonal pode ser uma importante aliada na prevenção desse prejuízo da memória e melhora da qualidade de vida!

Saiba mais
Subir