Dr. Igor Padovesi - Especialista em Obstretrícia e Ginecologia
YouTube Instagram Dr. Igor Padovesi
Diabetes Gestacional: entendendo a doença

Diabetes Gestacional: entendendo a doença

A diabetes gestacional é um problema que pode afetar muitas mulheres grávidas, inclusive aquelas que nunca tiveram a doença antes! Isso ocorre porque na gravidez o corpo da mãe tem uma tendência a acumular mais glicose, para fornecer alimento para o bebê.

Qualquer gestante pode desenvolver o diabetes gestacional, entretanto, o problema é mais comum em mulheres que têm histórico familiar da doença, que estão acima do peso (ou ganhando muito peso na gestação), são mais velhas, têm ovários policísticos, estão grávidas de gêmeos, tiveram diabetes gestacional em gravidez anterior, ou que tiveram bebês muito grandes em outra gestação.

Geralmente o quadro é identificado em torno sexto mês (24 a 28 semanas), quando realiza-se um teste para checar o nível de glicose no sangue da mãe. Entretanto, o médico pode solicitar a realização do exame antes, em alguns casos especiais.

O controle é feito com dieta adequada e atividade física, que costumam ser suficientes para controlar o diabetes na maioria dos casos. Por vezes torna-se necessária a administração de insulina.Tal controle é extremamente importante, uma vez que a diabetes gestacional aumenta os riscos de hipertensão e eclâmpsia para a mãe, além de aumentar as chaces de aumento de peso e nascimento prematuro do bebê.

Compartilhe:

Buscar Artigo


Dr Igor Padovesi é formado e pós-graduado pela USP e atua nos melhores hospitais de SP. Sua equipe é especializada no atendimento e cirurgias de mulheres que moram fora de SP e no exterior.


Acompanhe-o nas redes:



MAIS ARTIGOS EM Gestação, Parto e Pós-Parto

+ Gestação, Parto e Pós-Parto
Sexo durante a gravidez

Sexo durante a gravidez

Durante a gestação não há contraindicação e inclusive é recomendado que os casais façam sexo Uma dúvida recorrente é se o orgasmo da mulher pode desencadear um trabalho de parto O orgasmo aumenta a contração do útero mas não estimula o parto

Saiba mais
A volta ao trabalho: separação entre a mãe e o bebê

A volta ao trabalho: separação entre a mãe e o bebê

Voltar à rotina após final da licença-maternidade não é uma tarefa nada fácil!

Saiba mais
Relactação

Relactação

Voce ja ouviu falar da relactação? Trata-se de uma técnica alternativa de aleitamento utilizada para situações especiais. Leia o texto para saber um pouco mais!

Saiba mais
Subir