Dr. Igor Padovesi - Especialista em Obstretrícia e Ginecologia
YouTube Instagram Dr. Igor Padovesi
Inchao na Gravidez

Inchaço na Gravidez

Durante a gestação, o inchaço é uma das principais queixas entre as mulheres. Ele decorre da diminuição do fluxo sanguíneo nas veias, o que diminui também a velocidade do sistema linfático, fazendo com que líquido se acumule nos vasos, e também fora deles, causando o inchaço ou "edema". O principal fator que, na gestação, intensifica tal acúmulo de líquido é a taxa elevada de progesterona.

Os principais cuidados que devem ser tomados para minimizar o inchaço são relacionados à alimentação: deve-se evitar sal e alimentos muito condimentados, temperos prontos, embutidos (alimentos ricos em sódio), e também frituras e gorduras. A drenagem linfática também é muito útil para aliviar o sintoma.

Por fim, é sempre importante analisar o tipo de inchaço: se ele ocorre de forma muito desigual entre as duas pernas, a gestante deve procurar o médico imediatamente, pois isso pode ser um sinal de trombose. Além disso, o inchaço exacerbado pode ser um sinal de hipertensão da gravidez, por isso é necessário que seja sempre feito o acompanhamento da pressão arterial.

Compartilhe:

Buscar Artigo


Dr. Igor Padovesi é ginecologista e obstetra da USP e do Hospital Albert Einstein


Acompanhe-o nas redes:



MAIS ARTIGOS EM Gestação, Parto e Pós-Parto

+ Gestação, Parto e Pós-Parto
Diabetes Gestacional: entendendo a doença

Diabetes Gestacional: entendendo a doença

O que é o Diabetes Gestacional? Quais são suas causas? O que é aconselhado fazer no caso de desenvolver a doença? Saiba um pouco mais sobre esse distúrbio.

Saiba mais
Puerpério: saiba mais sobre esse período.

Puerpério: saiba mais sobre esse período.

O puerpério é o período após o parto e que deve ser conhecido e compreendido, pois o é uma fase muito delicada para a maioria das mulheres.

Saiba mais
Quando é possível saber o sexo do bebê?

Quando é possível saber o sexo do bebê?

Após a descoberta da gravidez essa se torna uma dúvida inquietante para a maioria dos casais Mas hoje em dia é possível descobrir o sexo do bebê desde o começo da gestação logo nas primeiras semanas de gravidez em torno de 8 a 9 semanas

Saiba mais
Subir