
A relactação é uma técnica de aleitamento alternativa para situações em que a amamentação tradicional não é possível, mas sem deixar que o bebê e a mãe tenham o contato íntimo e especial da amamentação direta no peito. Nesta técnica, uma sonda é fixada por uma ponta na mamadeira ou recipiente com o leite - seja ele natural ou artificial - e a outra ponta é colocada próxima ao mamilo, para que, ao puxar o leite, o bebê sugue tanto o peito da mãe, quanto a sonda.
Essa alternativa é indicada para casos em que a mãe não produz a quantidade de leite suficiente, em que o bebê é prematuro e precisa complementar a nutrição com leite artificial, casos em que o bebê deixou de mamar no peito, ou em casos de mães adotivas - uma vez que a sucção estimula a produção de leite pela mulher.
Apesar de ser uma técnica que funciona, o processo não é imediato, e requer uma espera para que a produção de leite aumente - o que ocorre, geralmente, em cerca de duas semanas. Durante este período, é fundamental que a mãe tenha paciência, e não dê o leite na mamadeira para o bebê!
Durante a gestação, o inchaço é uma das principais queixas entre as mulheres. Saiba um pouco mais sobre quais cuidados podem ser tomados para minimizar este problema.
Saiba mais
O aborto espontâneo é muito comum e uma causa importante de preocupação entre mulheres que desejam engravidar. Entenda um pouco mais sobre este assunto!
Saiba mais
Saiba quais as recomendações sobre gravidez e direção.
Saiba mais